top of page

Produção da amêndoa deste ano supera a do ano passado


O país produz mais amêndoa do que aquela que consome, exportando atualmente 100 milhões de euros com um saldo positivo da balança comercial de 10 milhões.



Este ano, a colheita da amêndoa está a ser mais produtiva, mas a chuva estragou parte da produção. A situação é semelhante em Trás-os-Montes e no Alentejo, as duas maiores regiões produtoras do país.


A colheita da amêndoa ainda decorre em Trás-os-Montes, mas já é possível constatar que a produção deste ano supera em muito a do ano passado. No Alentejo, a situação é idêntica, embora as chuvas que ocorreram na região durante a colheita tenham estragado alguma amêndoa.


É no Alentejo e em Trás-os-Montes que se concentra 80% da produção de amêndoa do país. Em ambas as regiões houve grande produtividade, mas o rendimento não corresponde à quantidade.


E por ser um ano de grande produção e o consumo ter diminuído no ano passado, o preço da amêndoa baixou, embora os custos de produção tenham aumentado.


Até há pouco tempo, Trás-os-Montes era a maior região produtora de amêndoa do país, mas nos últimos cinco anos o amendoal instalou-se em grande escala no Alentejo com produções super intensivas graças ao regadio.


A área de cultivo de amêndoa em Portugal mais que duplicou nos últimos 10 anos, ultrapassando atualmente os 60 mil hectares, correspondente a mais de 35 mil toneladas.


O país produz mais amêndoa do que aquela que consome, exportando atualmente 100 milhões de euros com um saldo positivo da balança comercial de 10 milhões.




Fonte: Sic Notícias, 7 Outubro 2023

Comments


Av. Eng.º Duarte Pacheco, Amoreiras, Torre 1, Piso 4 Sala 7

1070-101 Lisboa Portugal

geral@duckriveragriculture.com
© Copyright 2019-2022. Todos os direitos reservados

bottom of page