top of page

Alentejo – 2º fase do projecto de Sustentabilidade do Azeite é apresentado hoje



O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), da Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, em parceria com a Universidade de Évora, apresenta hoje às 10h00, no Nerbe, em Beja, a 2º fase do projecto de Referencial de Sustentabilidade. Esta é uma ferramenta pioneira a nível internacional, “exigente, ambiciosa, credível e adaptada, que permitirá consolidar e optimizar o desempenho ambiental, social, económico e cultural da produção olivícola da região”, segundo a associação.


A Olivum realça que nos últimos anos, o Alentejo tem se consolidado como a maior região produtora de azeite em Portugal. Com a incorporação de novas áreas de regadio, e o desenvolvimento de olivais modernos, produtivos e eficientes, em 2022 a região produziu 85% do azeite nacional, posicionando Portugal como o 6º maior produtor do mundo, e o 3º maior exportador da União Europeia.

De forma a cumprir o seu objectivo em apoiar produtores de azeitona e de azeite da região do Alentejo, na consolidação e melhoria do seu desempenho, o projecto desenvolveu um Referencial de Sustentabilidade. Foi pensado e desenhado de acordo com uma abordagem co-criativa, envolvendo membros da academia, produtores de azeitona e de azeite, e outros membros da cadeia de valor, em todo o processo. Estes elementos participaram em várias sessões de debate, nas quais efectivaram áreas de intervenção críticas, para determinar o desempenho sustentável da produção.

O evento será formalmente aberto por Pedro Lopes, Presidente da Olivum, seguido de um breve resumo daquilo que foi a 1ª Fase do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), por Gonçalo Moreira, também da Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal.




Fonte: Planície, 27 Junho 2023

Commentaires


Av. Eng.º Duarte Pacheco, Amoreiras, Torre 1, Piso 4 Sala 7

1070-101 Lisboa Portugal

geral@duckriveragriculture.com
© Copyright 2019-2022. Todos os direitos reservados

bottom of page